sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Aspectos Fisicos da Costa rica







Vegetação



Quase metade do território da Costa Rica é recoberta de florestas, nas quais se encontram espécies de valor econômico, como o cedro e o mogno. Nas áreas litorâneas, de nordeste a sul, onde as chuvas são mais abundantes, predomina a floresta tropical; no declive montanhoso do Atlântico, a vegetação tem características de floresta tropical úmida; no planalto Central, a vegetação típica é a floresta tropical seca, com menos árvores e solo coberto por gramíneas e herbáceas. O cerrado é característico de Potrero Grande e parte de Guanacaste, enquanto a floresta mista predomina nas regiões mais elevadas. A fauna é a da zona zoogeográfica neotropical, que abrange a América do Sul, América Central, Antilhas e metade do México. Há mais de 800 espécies de aves e grande variedade de mamíferos, como macacos, tamanduás, veados, linces, coiotes, preguiças, doninhas, lontras e raposas.



Relevo



O relevo da Costa Rica é montanhoso. A cordilheira vulcânica procedente da Nicarágua percorre o país longitudinalmente, primeiro com o nome de Guanacaste e logo como serra Central. Seu último maciço é o de Turrialba, onde se localiza o vulcão de mesmo nome, na província de Cartago. Outra importante cadeia de montanhas é a de Talamanca, originária do Panamá, que se estende em direção à cordilheira vulcânica penetrando nas províncias de Cartago e San José. Entre as duas cadeias montanhosas se localiza o planalto Central, a área mais fértil e habitada do país.As costas são em geral baixas, com contornos uniformes no Atlântico e mais irregulares no Pacífico, onde se localizam as penínsulas de Nicoya e Osa. As maiores planícies são as do vale do Tempisque, na província de Guanacaste, e as que se estendem entre a cordilheira e o Atlântico até chegar ao rio San Juan e lago Nicarágua. O ponto culminante do país é o pico Chirripó Grande, com 3.820m de altura, na cordilheira de Talamanca. As baixadas do litoral, até mil metros sobre o nível do mar, são quentes e úmidas (25 a 27 C). De mil a dois mil metros de altitude, as temperaturas são amenas, como, por exemplo, no planalto Central (15 a 25 C). Acima de dois mil metros, o clima é frio (5 a 15 C).



Hidrografia



Poucos rios são navegáveis, mas têm potencial hidráulico elevado. Na vertente do Atlântico destacam-se o San Juan; o Frio, principal tributário do lago Nicarágua; o caudaloso Tortuguero; o Reventazón, que contribui para fertilizar o planalto Central; e o Sixaola, no limite com o Panamá. Dos rios que correm para o Pacífico merecem referência o Tempisque, importante via de comunicação de Guanacaste; o Grande de Tárcoles e o Grande de Térraba (ou Diquis), em cuja bacia se encontra o maior potencial hidrelétrico da Costa Rica.






Superfície: 51.060 km². Pode-se encontrar áreas altas no país, com uma altura de 1.000 a 2.000 metros acima do nível do mar. A Cordillera de Guanacaste, Cordillera Central, e Cordillera de Talamanca são as principais áreas montanhosas da nação. Também há vários vulcões (Vulcão Arenal, Vulcão Irazú, Vulcão Rincón de la Vieja e Vulcão Turrialba), e a montanha mais alta (Cerro Chirripó) com 3,819 m. Costa Rica possui uma larga costa em ambos oceanos, Atlântico e Pacífico, assim como um amplo número de rios que atraem os especialistas em Caiaque e esportes radicais de todo o mundo.






Clima O clima da Costa Rica é agradável o ano todo, com mais calor nas áreas costeiras. A temperatura nas áreas montanhosas não é fria, especialmente durante o dia, dando uma sensação de 'eterna primavera'. A temperatura média anual fica entre 31.7ºC na costa a 16.7ºC no interior. A época chuvosa (ou 'verde') vai de maio a novembro, com quase nenhuma chuva de dezembro até abril.

Nenhum comentário: