sexta-feira, 13 de junho de 2008

Aspectos Economicos Da Costa Rica


A base da Economia

A Costa Rica não apresenta as condições de extrema pobreza freqüentes em outras regiões da América Central. Seu produto interno bruto é o maior da região e a renda nacional se reparte de maneira relativamente equitativa. A partir da década de 1970, o país atravessou dificuldades econômicas devido à alta dos preços do petróleo no mercado internacional e à queda dos preços do café, seu principal produto de exportação. A necessidade de importar grande volume de produtos industrializados contribuiu para desequilibrar a balança de pagamentos, com o que se consumiram todas as reservas do país. Nas últimas décadas do século XX, o turismo converteu-se numa das principais fontes de divisas do país, mitigando os efeitos da crise.As principais atividades produtivas da Costa Rica são a agricultura e a pecuária. Cultivam-se milho, arroz e feijão na vertente pacífica das cordilheiras. Os produtos de exportação mais importantes são o café, cultivado no planalto Central, e a banana, que cresce nos dois litorais. O país exporta também cana-de-açúcar, cacau e carne. O regime de propriedade das terras não apresenta os contrastes marcantes próprios de outros países latino-americanos. Existem no país depósitos de minerais, como bauxita e manganês, mas sua localização torna a extração economicamente inviável. As reservas hídricas constituem o maior potencial para o desenvolvimento industrial da Costa Rica.Concentradas no planalto Central, as instalações industriais são encontradas também em Puntarenas e Limón. Predominam a indústria de alimentos, bebidas, roupas, calçados e móveis. Para exportação fabricam-se máquinas elétricas, papel, medicamentos e produtos metalúrgicos. As comunicações terrestres se entroncam no planalto Central, em San José e Cartago, Heredia e Alajuela, de onde saem estradas estreitas e tortuosas para os vales e montanhas vizinhos. Da capital partem duas linhas férreas nacionais, além de outras ferrovias menores, administradas pelas companhias bananeiras. A partir de 1955, a rodovia Pan-Americana favoreceu o transporte terrestre interno e com o resto da América Central. Os principais portos são Limón, Golfito e Puntarenas. O único aeroporto internacional do país localiza-se em Alajuela.


Agricultura


Com a exceção de algumas plantações,a maioria das propriedades agrícolas são pequenas.O café é um dos produtos mais valorizados,se cultiva principalmente na América central.Cerca de 145.000 toneladas de café foram produzidas no final do ano da década de 1980.As plantações são cultivadas nas regiões costeiras,em compahia estadounidense,a United FruitCompany controla as plantações do mundo que possui costa pelo Pacífico.Os portos de Quepos e Golfito foram construídos para a sua exportação.Cacau,cana de açúcar também se cultivam principalmente para serem exportados.O cultivo do arroz,de hortalisas,tabaco e algodão existem por todo o país.


Mineração e indústria


No oeste do país se extraeo ouro e a prata.Lá é encontrado depósitos de petróleo no solo,para que se inicie poderia chamar de uma verdadeira exportação.A indústria da Costa Rica está formada, principalmente, por pequenas e medias empresas dedicadas ao secado do café, ao corte de madeira e à produção de queijos, cervejas e licores.As fábricas de maior tamanho produzem derivados do petróleo, cimento, móveis, pinturas, papel, tecidos, alimentos, produtos químicos e farmacêuticos, plásticos, lâmpadas, botas e cigarros. A Costa Rica produziu em 2001 cerca de 6.839 milhões de kWh de energia elétrica; aproximadamente 82% foram gerados nas instalações hidroelétricas, localizadas principalmente na meseta central.


Serviços


No final da década de 1980,a agricultura foi ocupada por vinte e oito por cento de empregados,os serviços públicos(vinte e três por cento),a industria(dezessete por cento) e o comércio e a hotelaria(dezesseis por cento) em plena maior parte da obra costarricense.Os sindicatos são relativamente débils em nosso país.

Nenhum comentário: